segunda-feira, 25 de março de 2013

Publicado na Gazeta Regional de Goioerê em 16/03/2013


Quero a utopia, quero tudo e mais
Quero a felicidade nos olhos de um pai
Quero a alegria muita gente feliz
Quero que a justiça reine em meu país”.

(Milton Nascimento)

 

A mulher de hoje é a verdadeira descrição do dito popular: “sempre atrás de um grande homem existe uma grande mulher.”.

Marisa Letícia, a esposa de Luiz Inácio Lula da Silva, ao que parece é apenas uma mulher de um grande político, só que não...

Marisa ficou viúva jovem, de uma forma extremamente injusta, lutou, trabalhou e nesse percurso conheceu o marido atual, o então sindicalista Lula. Casaram-se e ela então se engajou na luta sindical.

Foi a responsável por confeccionar a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores, liderou a marcha das mulheres em prol da causa sindical em São Paulo, reuniu uma multidão na Catedral de São Paulo para sensibilizá-los sobre os maus tratos que os operários sofriam no ABC paulista.

Essa grande mulher sempre esteve ao lado de seu marido, o encorajando, administrando a família nos períodos de crise, lutando em prol de suas ideologias, militando em suas campanhas políticas.

Marisa é o exemplo vivo de como uma mãe de família deve ser, deixando de lado os padrões pré-estabelecidos de que uma mulher independente precisa quebrar com o modelo de boa dona de casa, ela consegue ser feminista, companheira, mãe e militante, sem deixar a essência e os valores familiares de lado.

Vale a pena conferir a biografia dessa grande mulher que como outras mães nesse país a fora dá conta, sim, de sua família e de sua luta ideológica.

 

Essa menina, essa mulher, essa senhora
Em que esbarro toda hora
No espelho casual
É feita de sombra e tanta luz
De tanta lama e tanta cruz
Que acha tudo natural.”

(Elis Regina)
tirinhas by Katsumi Sato e Lie Kikuchi

Nenhum comentário: